top of page

O Festival

Ainda no ano de 1997 o Festival trouxe a Brasília os norte-americanos Alito Alessi e Emery Blackwell para a realização do projeto Danceability, pioneiro nos Estados Unidos no trabalho de dança com portadores de necessidades especiais, repetindo o feito em 2004.

 

No ano de 2005 o festival realizou o primeiro seminário “Toda Criança Dança”, de Brasília, com o foco na educação da dança para crianças.

 

Desde 2001 o Festival vem se afirmando como o Festival de dança do verão de Brasília, mas em comemoração aos dez anos de existência, em 2006 houve uma versão de inverno onde a temática foi dança e tecnologia.

 

No ano de 2007 o Festival foi o primeiro evento brasiliense a romper as fronteiras do Distrito Federal e realizar sua edição nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

 

Em sua 14ª edição, em 2011, o FESTIVAL foi inteiramente dedicado à sexualidade e às questões de gênero. Espetáculos, workshops, mostras de vídeo, debates, performances embalados por temas como moralidade, padrões de beleza, padrões de comportamento, limites entre arte e pornografia e muito mais. Nesta edição, surgiu o CABARET NOSTALGIQUE, com decoração e figurinos inspirados nos cabarés franceses dos anos 40 e 50, abriga apresentações de Burlesco, Dança Aérea, Pole Dance, Belly Dance, Striptease e várias outras formas de dança e arte que utilizam a sensualidade, elegância e respeito como linguagem de expressão do corpo.

Em sua 15º edição, realizada em 2012, o Festival Internacional da Novadança - Danças Fantásticas teve como objetivo discutir e refletir sobre os limites entre dança e os limites do corpo. O Festival está dividido em quatro estilos de dança: Contato Improvisação, Dança de Rua, Dança Aérea e Pole Dance. 

 

No ano de 2013, durante a sua 16ª edição, o Festival foi constituído de uma programação de espetáculos que pensava a dança e sua dramaturgia. 

 

A 17º edição do Festival aconteceu de 3 a 14 de novembro na Caixa Cultural, Sesc (913 Sul), USINA Centro de Arte e Entretenimento e nas Estações do Metrô.

 

Em sua 18ª edição, em 2016, o Festival trouxe em sua programação espetáculos e workshops que propunham novos caminhos de integração entre a Nova Dança e o Novo Circo. Nesta edição foi publicado o livro de fotografias Festival Internacional da Novadança 20 Anos.

 

Em sua 19ª edição, em 2017, o Festival O Festival Internacional da Novadança se dividiu entre os estilos da Dança Contemporânea, da Nova Dança e da Dança Burlesca.
 

Grupo Ares fotor Natalia Greco.png

Grupo Ares foto Natalia Greco

© 1996  Festival Internacional da Novadança 

  • Instagram Festival
  • Facebook Festival
  • YouTube Festival
bottom of page